Cãomigo Sempre: Meu cachorro sente frio?

domingo, 24 de julho de 2016

Meu cachorro sente frio?

Essa pergunta surge quando o inverno aparece.

Antes do meu primeiro cãomigo eu sempre achei que roupa para cachorro fosse coisa de gente rica com nada para fazer além de paparicar seu cachorro. Depois do meu primeiro Pug eu entendi que roupa para cachorro não é adereço é necessidade.

Muitas pessoas acreditam que pelo fato do cachorro possuir bastante pelo, ele não precisa de nenhuma roupa, mas a verdade é que cachorro precisa de roupa pelo mesmo motivo que você e eu, eles também sentem frio.

Os humanos podem passar o inverno sem roupa se acolhidos em cavernas próximos a fogueiras, não diferente disso nosso cachorro também consegue passar o inverno sem roupa se acolhido em cavernas próximos a fogueiras.

O sistema de resfriamento e aquecimento dos cachorros não é tão eficiente quanto dos humanos, mesmo com sua pelagem, quando o frio é intenso como acontece em alguns lugares do Brasil (como a região sudeste e sul) o cachorro tende a sentir mais frio, assim como você.

Entenda que a maioria dos cachorros possui pelo menos duas camadas de pelo a exterior e o subpelo, o subpelo auxilia bastante os cachorros de raças grandes a se aquecerem pois é uma camada mai densa de pelo abaixo da camada superficial de pelo. O problema é que os cachorros pequenos muitas vezes possuem um subpelo ralo, ou até mesmo inexistente (alguns vira latas isso ocorre), e são eles o que mais sentem o frio. Os cachorros idosos e filhotes também costumam sentir muito frio pois o subpelo é menos denso por já ter "caído" ou estar em desenvolvimento (no caso do filhote)

Como saber se meu cachorro está com frio?

Em primeiro lugar em época de inverno nunca deixe seu animal dormir em locais abertos pois ele pode ficar gripado tal como você ficaria se exposto a friagem.

Em segundo lugar, observe seu cachorro, eles costumam procurar o sol com mais frequência nessa época do ano para se aquecer, caso não encontre eles tendem a se encolher no canto mais quente da casa formando uma pequena bola, aquecendo as patas e o nariz, região que mais facilmente se refrigera no cachorro (assim como as orelhas).
Caso o seu pet tenha um outro animal na casa eles costumam se agrupar procurando o calor um do outro como forma de se manter aquecidos.

O que eu faço para aquecer meu cachorro?

Eu recomendo em primeiro lugar que você tenha sempre em casa uma roupinha para ele/a, deixo abaixo algumas sugestões de modelos (clique na imagem para checar preço e disponibilidade).


Depois da roupinha, coloque cobertores na casinha do seu cachorro ele irá procurar o local para dormir e se aquecer.

Em alguns locais extremamente frios como a Europa, eu ouvi pessoas me contarem que oferecem chá morno de camomila para seus cães, porém eu nunca fiz isso.

Deixe o banho menos frequente e dê preferência ao banho seco com produtos como esses abaixo por exemplo. Se precisar dar banho seque bem o animal para evitar friagem.


Cães de grande porte também precisam de roupas ou só os pequenos?

Geralmente os cães de grande porte possuem pelagem maior e por sua vez tendem a sentir menos frio, porém isso não quer dizer que eles não sintam frio. O que geralmente eu recomendo é que durante o inverno você forre a casa do seu cãomigo grande ou pequeno com um cobertor, ele irá decidir se está com frio ou não para ficar no local, porém a roupa para animais de grande porte eu recomendo que observe bem se seu cão realmente está com frio, ou você pode superaquece-lo, o que também é prejudicial.

Porque devo me importar se meu pet está com frio ou não?

Além do fato de ser um carinho especial com seu animal, observar se ele está com frio evita gripe ou até mesmo pneumonia que é bastante comum em cães e que pode ser um custo elevado e desnecessário na sua família, além é claro, de um sofrimento extra para seu cãomigo.


Tenha um dia de cão com seu cãomigo sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário