Cãomigo Sempre: Como ensinar seu cão a sentar

sábado, 28 de março de 2015

Como ensinar seu cão a sentar

Bom dia a todos os CãoMigos Sempre

Hoje nós vamos dar continuidade a saga adestramento método clique. Iremos ensina-lo/a como fazer o seu CãoMigo a sentar mediante comando.
Agora que seu CãoMigo já compreende o som do clique (caso não tenha visto como ensina-lo a ouvir o clique, veja o post nesse link), fica muito mais simples adestra-lo.
Para que ele aprenda a sentar você precisa de toda a atenção do seu CãoMigo, ou seja, fique em um ambiente tranquilo com ele, se tiver outro CãoMigo em sua casa adestre um por vez pois o outro pode distrair seu colega. Desligue televisão ou rádio dessa forma o foco é 100% seu.
Inicie com alguns cliques + recompensa para que ele entenda que é hora de focar em você e aprender.
Uma vez com a atenção do seu CãoMigo pegue a recompensa e faça o movimento com a mão debaixo para cima próximo ao nariz do seu cão. De início ele vai ficar bastante confuso, talvez lamba sua mão ou fique agitado, não recompense seu cão por essa atitude, como disse antes seja persistente e disciplinado em só clicar e beneficiar o movimento que você deseja ensinar.
Senta - Faça esse movimento de forma sutil.
Depois de um tempo olhando sua mão subindo e descendo o CãoMigo se acalma e acaba sentando, imediatamente após ele sentar clique e diga "muito bem", em seguida dê a recompensa. Repita essa ação várias vezes (tenha paciência, alguns cães entendem mais rápido que outros). Se precisar, pressione de forma sutil o quadril do seu cão para baixo, sugerindo o movimento.
Eu não uso coleira mais se você preferir fica a seu critério


Às vezes você não consegue ensina-lo no primeiro treino pois ele pode ficar confuso, então seja persistente e tente outro dia.


Quando seu cão compreender que seu gesto de mão significa sentar, introduza o comando de voz e comece a dizer junto com o movimento da mão "senta", se ele obedecer clique e dê recompensa.
Com muita paciência e persistência seu CãoMigo vai entender a palavra “senta” mais o código de mão, a partir daí a festa começa.
Muitos dizem que o método clique não funciona pois sem o clique o cão não obedece. Eu nunca tive esse problema pois sempre que eu clico eu faço festa e digo "muito bem" ou "bom menino/a". Quando estou sem o clique uso o comando de voz e a recompensa dele/a passa a ser a minha atenção, que para seu CãoMigo é uma recompensa maravilhosa.

Aos poucos, introduza o comando "senta" para qualquer atividade que deseje realizar com ele. Vai passear com ele, antes de sair diga "senta" se ele obedecer saia, se não, repita até que obedeça.
Vai alimenta-lo diga "senta" e se ele obedecer dê o pote de ração.

Antes que você perceba ele já compreende o senta perfeitamente, e você não irá precisar mais nem do clique, nem da comida, só o comando irá bastar.
No começo é meio difícil sim, não nego, o cão fica meio confuso mais ele aprende logo e você vai ficar impressionado/a o quanto ligado a você o seu CãoMigo fica depois do primeiro adestramento.
Por natureza o cão é obediente ao dono e deseja te servir, por isso quando ele te entende, ou seja, quando ele faz algo que você quer, para eles não existe alegria maior, e sua conexão com ele vai aumentar de forma exponencial.
Não desista, pois ele não vai desistir de você.


Amanhã irei dar continuidade a saga adestramento com o método clique, ensinando vocês a adestrar seu cão para deitar.

Tenha um ótimo dia de cão com seu CãoMigo sempre.


Se tiver alguma, duvida ou sugestão, deixe um comentário e terei prazer em ajuda-lo/a.

Nenhum comentário:

Postar um comentário